domingo, 14 de abril de 2013

Aula prática em sala de aula sobre o estudo do átomo.

Material: caixa de papelão lacrada com fita adesiva e um objeto (secreto) dentro.
A atividade seguiu da seguinte forma: a sala de aula do 9° ano, foi dividida em dois grandes grupos: "A e B".
Cada grupo recebeu uma caixa lacrada, e um por um de seus membros teve a oportunidade de analisa-las, buscando imaginar o "inimaginável" e criar um modelo que melhor pudesse representá-lo. como faziam os famosos cientistas como John Dalton e Rutherford, no intuito de descobrir mais sobre os átomos. A atividade foi realizada no horário de aula normal do dia 19-02-2013.
 Começando a atividade prática...
 Cada membro do grupo analisa a caixa lacrada e discute com o restante, expondo suas opiniões e ouvindo as dos colegas..
 Estudantes do 9° ano trocando informações sobre a investigação...
 Todos concentrados na missão de estudar o "invisível"...
 Aluna intrigada, tentando desvendar o mistério...
 Aluna analisando o objeto secreto ...
                                         
Representante do grupo A  desenhando o "modelo atômico" que melhor representa a idéia do grupo.
 Representante do grupo B, desenhando na lousa o modelo escolhido pelo grupo...


 A revelação: surpresas e desapontamentos...kkk( eles imaginavam algo totalmente diferente)...

 juravam que era um chumbo de pescaria...
 O outro grupo acreditava ser uma bola de gude...ninguém acertou!Mas o objetivo não era esse e sim fazer com que os estudantes entendessem as dificuldades enfrentadas pelos cientistas quanto ao estudo do átomo. O resultado foi muito satisfatório.


Um comentário: